Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

Sindicato debate políticas para as mulheres com secretária de governo

  • IMPRENSA
  • /
  • JUL 2023
  • /
  • Noticias 306

 

Na tarde da terça (25), o Sispesp a convite da Força Sindical participou de encontro com Rosane Silva, da secretaria Nacional de Política de Autonomia Econômica e Cuidados, vinculada ao Ministério da Mulher.

Promovido pela secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força, liderada por Maria Auxiliadora dos Santos, o encontro debateu a elaboração de políticas públicas que valorizem a independência financeira e cuidados com as mulheres.

Nossa presidenta Kátia Rodrigues esteve presente. Após apresentação, como presidenta do Sindicato, diretora de assuntos da mulher da CSPB, Fessp-Esp e conselheira no CEFC, Kátia relatou o trabalho realizado pelo Fórum das Mulheres das Centrais, na qual sempre fez parte ativamente, as ações conjuntas como na luta contra a reforma da previdência, os 16 dias de ativismo, o 1° de maio, e o 8M.

“No caso dos servidores públicos, por sermos em sua maioria concursados, a questão salarial diferencia e muito, nos casos de "cargos de confiança", na qual há uma diferença muito grande na igualdade de oportunidades, beneficiando os homens, pois os gestores mesmo sabendo que as mulheres servidoras públicas, independente da categoria, são tão qualificadas e até mais eficientes em muitos casos, são prejudicadas, pela questão da gestação, e pelo machismo institucionalizado.

Kátia também fez informe sobre o trabalho realizado no Conselho Estadual da Condição Feminina, das comissões. Para Kátia, o MMulheres realize um trabalho mais próximo aos Conselhos Estaduais, não somente em relação as conferências, mas um trabalho mais voltado a sociedade como um todo.

Segundo a secretária Rosane, a Ministra Cida tem interesse sim neste contato mais próximo aos Conselhos Femininos Estaduais, e que em breve haverá uma possível agenda em São Paulo, incluindo a Secretaria Estadual de Mulheres e o CECF.

A secretária ainda informou que  os auditores fiscais estarão empenhados na fiscalização  nas empresas, para que se faça cumprir a Lei de Igualdade Salarial. Mas ela alertou que é preciso de ajuda também do movimento sindical neste trabalho de fiscalização.

No encontro também foram debatidas a participação do Fórum das Mulheres das Centrais no governo, e da participação das mulheres das centrais no "Conselhão"; Projeto de criação de lavanderias coletivas; tornozeleira eletrônica no agressor, pois quando chegar a 100mts da vítima será acionado o dispositivo, e uma viatura será acionada imediatamente; Aumento de viaturas policiais nas Delegacias da Mulher; e sobre a Conferência de Políticas para Mulheres, as etapas municipais serão realizadas no primeiro semestre deste ano; e no segundo semestre as etapas estaduais.  A Conferência Nacional será no primeiro semestre de 2025.

 

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h
Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 3112-8455

Fliado a:

imgFederacaoPP     imgForcaSindical

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App