SISPESP nasceu junto com a Constituição Federal de 88
O SISPESP nasceu 35 dias após a promulgação da Constituição Federal, que garantiu o direito de sindicalização dos servidores públicos, ocorrida em 10 de novembro de 1988.
Na ocasião, um grupo de servidores do Estado de São Paulo, coordenado pelo companheiro Sidney Carlos da Silva, se reuniram com o objetivo de construir uma organização sindical que representasse os servidores públicos civis. Foi quando se deu a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (SISPESP).
O novo sindicato foi fundado com o objetivo de defender os direitos e interesses coletivos e individuais da categoria e de seus sindicalizados, em juízo e fora dele.
Nessa época também foi criada a logomarca do SISPESP - três abelhas operárias que representam os servidores públicos e também os três poderes do Estado de São Paulo. O conjunto das abelhas mostra os servidores trabalhando em prol do Estado que é representado pela colmeia.
O SISPESP passou por dificuldades, mas mesmo assim marcou um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro. O sindicato é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do Estado de São Paulo.
A entidade está presente nas ações de combate e na defesa dos interesses de seus representados, sempre exercendo seu papel, nas lutas sindicais e sociais.