Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

Audiência defende reajuste para servidores das Fundações de SP

  • IMPRENSA
  • /
  • MAI 2023
  • /
  • Noticias 238

 
 
 
 
Na quinta-feira (11), o Sispesp e o deputado estadual Carlos Giannazi (Psol)  realizaram Audiência Pública em Defesa do Reajuste Salarial dos Servidores das Fundações do Estado de São Paulo. A atividade aconteceu na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) e foi transmitida pelas redes sociais do Sispesp.
 
Além do deputado Giannazi, integraram a mesa, o presidente do Sispesp, Lineu Mazano; Aline do Sindicato da Fundação Casa; Sérgio da Padre Anchieta; Paulo da OncoCentro e Maura do Itesp. Estiveram presentes na audiência representantes de várias fundações que relataram casos de perseguições, terceirizações, baixos salários, assédio moral, falta de diálogo do governo estadual e a necessidade de uma data-base unificada.
 
Durante o debate o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) lembrou que o orçamento do estado de São Paulo, hoje, é o maior da história. “São R$ 317 bilhões para esse ano. O governo está transferindo para os grandes grupos econômicos, mas de 80 bi, através dos benefícios e isenções ficais”.
 
 
 
O deputado destacou que mesmo com as isenções, essas grandes empresas seguem devedoras do Estado. Por outro lado, lembra o parlamentar, quase todos servidores estão com salários arrochados e defasados há muitos anos. “Daí a importância dessa atividade”, ressalta Giannazi. O estado de São Paulo tem 16 fundações. 
 
Presidente do Sispesp e da Fessp-Esp, Lineu Mazano, destacou que os sucessivos governos do estado de São Paulo há anos têm utilizado a máquina pública para desmoralizar o serviço público, em especial, o servidor. Por isso, não nos trata com devido respeito.
 
“As fundações se encontram numa situação crítica. O governo Dória tentou desestruturar ainda mais, acabando com várias fundações. Veio a pandemia e os servidores provaram sua capacidade e valor, segurando o estado e correspondendo à altura”, afirma Lineu Mazano.
 
 
Ele lembra que todas as fundações têm papel fundamental em suas áreas específicas e às vezes a sociedade não percebe. “Há anos os servidores estão na luta por uma estruturação de carreira e os governos empurram a situação com a barriga. E o governo Tarcísio inicia com o mesmo comportamento. Assim que foi eleito enviamos ofício com pedido de audiência para abrir o diálogo, mas sem sucesso”, informa Mazano. 
 
Nesse sentido, o presidente do Sispesp defende o diálogo. “Como é que o governo propõe uma um aumento salarial pra duas ou três carreiras, sem discutir com os demais. Qual a condição que o governo vai ter pra encaminhar essa questão? Para isso, é preciso dialogar. Os servidores sempre tiveram compromisso, no resultado das ações do dia a dia. Porque os servidores seguram esse estado em pé. Mesmo diante da desvalorização profissional que enfrentam”, diz. 
 
O dirigente informa que em breve o Sispesp deve convocar um seminário com representantes de todas as fundações. “Algumas tem Sindicato outras não. Isso não importa.  Nós precisamos é fazer unificar a luta para mostrar pro governo e para a sociedade o que representa as fundações no exercício né do papel do estado. Porque a situação está vergonhosa e vexatória”, reforça Lineu Mazano.
 
A deputada federal Luciene Cavalcante (Psol) também fez uma fala de apoio aos funcionários das Fundações. “Deixo nosso mandato à disposição da luta dos servidores e vamos pressionar para que o governador Tarcísio valorize esses trabalhadores. É irresponsável a forma como ele tem tratado a questão do reajuste salarial dos servidores.  Sem estabelecer uma mesa de negociação. Recurso é o que não falta, como disse o deputado Giannazi”, afirma ela. 
 
 
Assista à Audiência na íntegra:
 

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h
Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 3112-8455

Fliado a:

imgFederacaoPP     imgForcaSindical

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App