
A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (SISPESP) e Diretora de Assuntos da Mulher da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Katia Rodrigues, realizou em conjunto o I Encontro das Mulheres Servidoras da Força Sindical, realizado nesta terça-feira (09/09), na sede da entidade. O evento, que debateu "O Enfrentamento à Violência de Gênero e as Políticas Públicas voltadas às Mulheres", reuniu especialistas e lideranças sindicais e foi transmitido integralmente pelo YouTube do SISPESP.
A mesa de abertura do evento contou com as organizadoras Cristina Gomes (Secretária Nacional do Setor Público da Força Sindical), Katia Rodrigues (Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB) e Maria Auxiliadora (Secretária Nacional de Política para Mulher e Gênero da Força Sindical). Estiveram presentes também importantes lideranças sindicais: João Cayres (Secretário Sub-Regional para o Brasil da Internacional de Serviços Públicos - ISP), Geraldino dos Santos Silva (Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, representando Miguel Torres, presidente nacional), Carlos Augusto (Carlão, Secretário Geral da Força Sindical SP) e Laura Santos (Secretária de Políticas para as Mulheres e Gênero da Força Sindical SP, representando Danilo Pereira da Silva, presidente estadual). A cerimônia foi conduzida por Roseli Pereira, Secretária Geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Mogi Guaçu e Região (Sindiçu).
.jpg)
Em sua participação, Katia Rodrigues destacou a importância da união das mulheres servidoras no combate à violência de gênero: "Eventos como este são fundamentais para dar voz às servidoras públicas que muitas vezes sofrem em silêncio. Precisamos romper este ciclo de violência e garantir que todas as trabalhadoras tenham acesso a políticas públicas eficazes de proteção e acolhimento. Gostaria de agradecer especialmente ao companheiro Miguel Torres, Presidente da Força Sindical Nacional, ao companheiro Danilo Pereira da Silva, Presidente da Força Sindical São Paulo, e ao companheiro João Domingos, Presidente da CSPB pelo apoio à realização deste evento histórico".
A dirigente sindical ainda reforçou o compromisso do SISPESP e da CSPB com a causa: "Como representantes das servidoras públicas, temos a obrigação de criar mecanismos concretos de apoio e denúncia. Não mediremos esforços para garantir que nenhuma mulher precise escolher entre sua integridade física e psicológica e seu sustento profissional".
O evento contou com a participação de palestrantes especializadas como a Dra. Kátia Boulos (Advogada), Dra. Cristine (Delegada de Polícia), Sirlene Maciel (Co-Deputada da Bancada Feminista do PSOL) e a psicóloga Beatriz Brandão, que abordaram diferentes aspectos do enfrentamento à violência contra a mulher.
Katia Rodrigues finalizou com uma mensagem de esperança e determinação: "Este é apenas o primeiro de muitos encontros. Seguiremos firmes na luta por direitos iguais, por respeito e por um ambiente de trabalho livre de qualquer forma de violência para todas as servidoras públicas do nosso país".
O I Encontro das Mulheres Servidoras foi uma realização da Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical (Cristina Gomes) e da Diretoria de Assuntos da Mulher da CSPB (Katia Rodrigues), com apoio da Secretaria Nacional de Política para Mulher e Gênero da Força Sindical (Maria Auxiliadora).

A diretoria do SISPESP esteve presente com a participação de seus diretores, incluindo Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano, Diretora de Assuntos da Área de Educação e Cultura, Rosely Dionizio Guido Vallim, Diretora de Assuntos da Área de Segurança Pública, Ana Maria Trindade Canejo, Secretária Geral, e Eugenio Tadeu Bernardes, Diretor de Assuntos da Área das Fundações.
O SISPESP também contou com uma comitiva de colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento: Matilde Rogério Dourado (administrativo), Carolyne Silva (assessora), Eric Cavalcante da Paixão (fotógrafo), Araken Lunardi (consultor CENSIND - Centro de Informação, Estudos e Pesquisas Sindicais) e Andre Gatti (assessor CENSIND).
Conselheiras do CECF presentes
O evento também contou com a participação de conselheiras do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF): Liz Coli, a palestrante Dra. Katia Boulos, a presidenta Katia Rodrigues e a diretora Pérola Quintiliano, reforçando a integração entre o movimento sindical e os órgãos de defesa dos direitos das mulheres.
Confira a cobertura completa do evento no site da CSPB: CLIQUE AQUI
Confira a Galeria de Fotos do evento: CLIQUE AQUI
Veja o video do evento na íntegra em nosso canal no YouTube: CLIQUE AQUI
Crédito das fotos: Eric Paixão