RODA DE CONVERSA SISPESP 31/10/2024 - "VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO PELO SERVIÇO E PELO SERVIDOR PÚBLICO"
Na tarde desta terça-feira, 31/10/2024, RODA DE CONVERSA SISPESP trouxe como tema: "VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO PELO SERVIÇO E PELO SERVIDOR PÚBLICO", com a servidora aposentada Maricler Real, assistente social, Presidenta da AASPTJ-SP, Secretária Geral da Central Pública e Juraci Antonio de Oliveira, Supervisor de Programas e Projetos pela FUNAP, especialista em Marketing e Gestão Educacional, Vice-Presidente do SISPESP.
No início da Live, Maricler Real compartilha sua experiência após anos de dedicação à profissão. Segundo a palestrante, os desafios na assistência social sempre foram imensos. “Politicas públicas nós temos, o que não temos é a quantidade e a qualidade necessárias", relata. Maricler destaca que as condições atuais da assistência social comprometem a qualidade do atendimento às famílias e indivíduos vulneráveis. Além disso, o Estado ainda exige o cumprimento de metas inalcançáveis, o que agrava o problema. Essa situação é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a falta de recursos, a sobrecarga de trabalho e a desvalorização dos profissionais de assistência social.
Em seguida, nosso Vice Presidente Juraci Antonio de Oliveira, da FUNAP, destaca uma preocupante realidade no sistema prisional paulista. "Cerca de 80% dos jovens que entram no sistema carcerário não possuem educação básica”, observa. "O desafio é promover um aumento da escolarização e também a qualificação profissional dessas pessoas, principalmente em tempos de precarização do trabalho”. Sobre os profissionais da área, Juraci ressalta que não há concurso público para reposição de servidores na Fundação desde 1998. “Tivemos um aumento bastante significativo das unidades prisionais paulistas, enquanto o quadro funcional da FUNAP diminuiu”, enfatizou.
Katia Rodrigues, presidenta do SISPESP, destaca que a valorização do servidor público deve ser uma prioridade não apenas dos governos, mas também da sociedade como um todo. "A valorização não pode vir apenas dos gestores, é fundamental que a sociedade reconheça e respeite o trabalho dos servidores públicos", enfatiza. "Eles são os principais responsáveis por garantir os serviços essenciais à população, como saúde, educação e segurança. É hora de mudar o discurso e reconhecer o valor inestimável do servidor público para o desenvolvimento do país". Com essa visão, Katia defende uma mudança cultural que inclua a valorização dos servidores públicos como uma questão de interesse coletivo, fortalecendo a relação entre o Estado e a sociedade.
SORTEIO EM HOMENAGEM AO DIA DO SERVIDOR
Ao final da Live foi realizado o sorteio de um “Final de Semana na Praia de Itanhaém” em homenagem ao Dia do Servidor Público, para celebrar a dedicação e o trabalho incansável da nossa categoria. A servidora contemplada com o prêmio foi Mirian Pereira Lima, da SPPrev.
Parabéns, Mirian! Que esse prêmio seja um merecido descanso e uma oportunidade para relaxar e criar memórias inesquecíveis.
AGRADECIMENTO
Nosso agradecimento a todos os palestrantes e participantes de hoje. A Roda de Conversa foi um momento fundamental para destacar a importância da valorização do trabalho do servidor público. É essencial que a sociedade entenda o que o servidor faz e o impacto que tem na comunidade.
“Em novembro, abraçaremos a campanha contra o câncer de próstata, reforçando nosso compromisso com a saúde e bem-estar dos nossos associados. Lembre-se, o SISPESP oferece atendimento psicológico, médico e jurídico gratuitamente para os associados. Encerramos com nosso lema: Não há sociedade forte com funcionalismo fraco. Obrigado a todos!”, finalizou Kátia.