SISPESP encerra o “Setembro Amarelo” com live “Um Alerta para Sociedade”
Na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro de 2024,com a live “SETEMBRO AMARELO – Um Alerta para Sociedade”, o SISPESP realizou o “Roda de Conversa” voltado para os servidores públicos do Estado de São Paulo e para a sociedade em geral.
Participaram da live a Dra. Ana Maria Canejo, psicóloga, e a Dra. Lúcia Helena Sarnelli advogada e presidenta do Sintelpol, juntamente com Katia Rodrigues, presidenta do SISPESP, que mediou a palestra.
A live teve a duração de uma hora e de forma descontraída palestrantes e mediadora debateram um assunto importante e que atinge muitas famílias de forma traumática através do suicídio. O suicídio é uma triste realidade que afeta o mundo todo e gera grandes perdas à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, sãoregistrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Os motivos e as causas onde podemos perder os familiares, amigos e trabalhadores são inúmeros e as palestrantes com uma didática simples conseguiram abordar fatos complexos ao nosso entendimento.
Com essa palestra aprendemos a entender desde a criança, passando pelo adolescente até as pessoas mais idosas, os diversos fatores que levam a pessoa a cometer tal ato. E ainda a triste realidade dos servidores(as) como por exemplo da polícia civil do Estado, que sofre pressão moral e psicológica, chegando infelizmente a fazer parte dessa estátística.
A presidenta do SISPESP avaliou a palestra como extremamente relevante para que possamos auxiliar as pessoas que apresentem os sinais de suicídio. “Ser solidário com os amigos, saber ouvir, e ter uma atenção aos sinais podem salvar uma vida”.
“O Roda de Conversa SISPESP abordou um tema que é relevante a toda sociedade. Não podemos fechar os olhos aos números que crescem a cada ano, e nós temos o dever de fazer este papel social para alertar a sociedade, e trazer a conscientização para ajudar os nossos servidores e seus familiares”, concluiu Katia Rodrigues.
Você não assistiu? Então acesse o link e assista na íntegra essa “Roda de Conversa” e fique informado em como ajudar pessoas que apresentem esse diagnóstico.
https://www.youtube.com/watch?v=E7Nv9ihoArc
Conheça mais do currículo das palestrantes clicando aqui.