SISPESP lança no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha a “Roda de Conversa SISPESP”
Na tarde desta quinta-feira, 25 de julho de 2024, com a Live “EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA E OS DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO” o SISPESP lançou o “Roda de Conversa SISPESP” por uma iniciativa da diretoria para debater temas relevantes com a categoria e a sociedade.
Na abertura do debate, a presidenta Katia Rodrigues apresentou as palestrantes Dra. Roseli S. Santos, conselheira na SJC-Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Jô Silva, presidenta do SINDMONT - Sindicato da Montagem da Baixada Santista (metalurgia) e Pérola Quintiliano, diretora de Área de Assuntos da Educação e Cultura do SISPESP e iniciou o debate solicitando às convidadas para relatar as maiores dificuldades da Mulher Negra no mercado de trabalho e em específico nas suas áreas de atuação.
A escolha para o lançamento deste novo canal de comunicação do SISPESP com os servidores públicos do estado de São Paulo se deu em uma data de extrema importância. O dia 25 de julho é a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Aqui no Brasil, desde 2014, nesta mesma data, com a Lei 12.987, estabeleceu-se o “Dia Nacional de Teresa de Benguela”.
A “Roda de Conversa SISPESP” é um programa em um formato mais descontraído e de bate papo com personalidades do meio sindical, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, e tem o objetivo de discutir temas que estão em evidência na população e na vida dos servidores públicos do estado de São Paulo.
Para inaugurar a “Roda de Conversa SISPESP”, o bate papo contou com depoimentos de vida das palestrantes e ainda se discutiu estratégias para solucionar o racismo estrutural no Brasil e em especial da Mulher Negra.
A presidenta Katia aproveitou a oportunidade e antecipou dois temas que serão abordados nas próximas lives: as escolas cívico militares e a violência política praticada contra a mulher.
Em suas considerações finais, a presidenta agradeceu a participação das palestrantes e o debate realizado por este novo canal: “Foi um dia muito especial, com mulheres empoderadas dentro de suas áreas, e agora posso dizer que uma nova etapa se inicia dentro do sindicato, com mais benefícios aos nossos associados, com um jurídico mais atuante, e com mais informação em nossas redes sociais, a diretoria do SISPESP estará sempre investindo para alcançarmos a nossa categoria e proporcionar mecanismos para que estejamos cada vez mais organizados em nossa luta”.
Você não assistiu? Então acesse o link e assista na íntegra esse importante momento e a homenagem do SISPESP às Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas.