SISPESP realiza visita à sede do DEPOL-SP na DDM ONLINE
Na manhã desta segunda-feira (10/06), a presidenta do SISPESP e Diretora de Assuntos da Mulher e Gênero da Fessp-Esp e CSPB e conselheira do CECF, Kátia Rodrigues, realizou visita ao DEPOL-SP (Departamento Geral de Polícia de São Paulo) para conhecer o trabalho da DDM ONLINE 24hs.
A presidenta foi recepcionada pela delegada Dra. Camilla Hage, juntamente com a delegada Dra. Ariana, apresentando as dependências da DDM ONLINE 24Hs, assim como a equipe que presta assistência as mulheres, incluindo as mulheres trans vítimas de violência.
Foi apresentada a "Sala Lilás" 24hs da DEPOL-SP, que se trata de um local onde as vítimas de violência fazem o boletim de ocorrência por vídeo conferência no DP de suas cidades, aos fins de semana e horários alternativos em tempo real, demonstrando ali provas da agressão sofrida.
"Atualmente existem 141 salas DDM 24hs no estado de São Paulo, sendo nove unidades 24hs na capital, com a opção da vítima ser atendida no próprio DP ou fazer a vídeo conferência na DDM ONLINE", relata Dra.Camilla.
O setor de "validação" é onde a equipe especializada recebe os boletins de ocorrência online com o relato das vítimas, analisa e entra em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, caso a vítima permita ao preencher o formulário. Essa equipe trabalha 24hs e valida se o relato é verdadeiro ou não.
Dra. Camilla informou que a média de inquéritos registrados, somente na capital, gira em torno de 1.000 mensais por cartório. Isso significa que são inúmeras denúncias a serem apuradas, validadas e encaminhadas ao judiciário, incluindo pedidos de medida protetiva, quando necessário.
As conselheiras do CECF Liz Coli e Cida Costa também estiveram presentes na visita e ficaram satisfeitas com as dependências e apresentação das delegadas.
As visitantes foram apresentadas e presenteadas com o livro "Crimes Contra Mulheres", que aborda de maneira humanista e multidisciplinar os desafios enfrentados pelas mulheres em contextos de violência. Com organização de Camilla Hage e Francini Imene Dias Ibrahin, e colaboração de delegadas renomadas, o livro oferece uma profunda análise dos crimes sexuais, violência doméstica, psicológica, e muitos outros temas sensíveis e atuais.
"Foi uma imensa satisfação estar presente nesta visita a DDM ONLINE 24Hs, como presidenta do SISPESP e conselheira do CECF, para entender como funciona este serviço que presta atendimento às mulheres vítimas de violência e aprender como é o trabalho destas servidoras e servidores públicos, que com muita técnica, responsabilidade e sensibilidade atuam diretamente em casos extremamente difíceis, fazendo a diferença na vida destas mulheres, com um atendimento psicossocial humanizado e de acolhimento”, relata Kátia Rodrigues.
Assista ao vídeo da
visita da presidenta Katia Rodrigues ao DEPOL-SP (Departamento Geral de Polícia de São Paulo)