Presidente do Sispesp, diretora de Assuntos da Mulher da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fessp-Esp), Kátia Rodrigues participou entre os dias 13 e 15 de dezembro do Seminário Internacional promovido pelo Comitê Interamérica de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP), sobre "Reconstrução da Organização Política e Social de Cuidados".
O encontro, que motivou a criação de um Guia Político da entidade internacional para a condução de ações estratégicas em favor dessa agenda, foi realizado na sede da Federação União de Trabalhadores de Seguro Social de Saúde em Lima – Peru e reuniu lideranças sindicais de diversos países como Brasil, Chile, Colômbia, México, Argentina, Equador, Peru, entre outros.
Segundo Kátia, o objetivo do evento internacional é incentivar ações que colaborem para que a política de cuidados torne-se política de Estado em cada um destes países, como um direito universal civilizatório. "Os sindicatos de servidores públicos em todas essas nações e em nosso país precisam entender que a política de cuidados é algo que impacta diretamente na vida econômica, social e física, principalmente das mulheres, mas ela não é exclusiva. O trabalho de assistência precisa ser debatido com respeito que o tema merece. Essa é uma pauta que não é somente das mulheres, mas de toda a sociedade”, afirma Kátia.
O Ministério das Mulheres, através da ministra Cida Gonçalves, lançou o Plano Nacional de Políticas de Cuidado (acesse AQUI), mas ainda estamos engatinhando no tema, uma vez que pela própria complexidade e especificidades, este processo segue em construção. Seguiremos colaborando para que esse esforço coletivo resulte em Leis e Políticas Públicas que valorizem e reconstruam a organização social do cuidado, finalizou a Diretora de Mulheres da CSPB.
Com informações da Secom/CSPB