A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, da qual a Fessp-Esp é integrante, publicou Nota de Solidariedade à comunidade da Escola Estadual Thomázia Montoro, na Vila Sônia, Zona Sul da cidade.
Na última segunda-feira, dia 27 de março, um aluno munido de arma branca atacou outros estudantes e professores. O episódio culminou com a morte da Professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos.
A Nota lembra que o ocorrido não se trata de fato isolado. “A fragilidade em que se encontram as escolas públicas estaduais: equipes incompletas, trabalhadores(as) com contratos precários, implementação de programas de forma autoritária, sem o devido diálogo com a comunidade escolar são alguns dos exemplos a serem considerado”.
A pesar de avessa à ideia do punitivismo individual como solução a este triste episódio, “a Frente cobra ainda que seja a favor da responsabilização dentro dos ditames legais, mas entendendo que não se trata somente de questão de segurança”.
Por fim, a entidade defende a valorização dos servidores da educação elevando seu papel na sociedade e na educação de jovens e crianças. “E isso se faz com serviço público de qualidade, com profissionais valorizados(as) e respeitados(as)”.
Leia abaixo nota na integra:
