Debaixo de forte chuva, centenas mulheres lotaram a Avenida Paulista, em São Paulo, na quarta-feira, 8 de Março, no ato “Mulheres nas Ruas em Defesa da Democracia”, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
Nossa diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e do Sispesp, Kátia Rodrigues participou. Ela lembra que o 8 de março é marcado pela luta das mulheres por emprego, renda, democracia, igualdade e direitos.
“Hoje não é um dia de comemoração, mas um dia de Luta. A Fessp-Esp, representada pela diretoria da Mulher, Gênero e Igualdade Racial, estará nas ruas para somar com os movimentos sociais, feministas e negros para dizer que continuaremos juntas nesta batalha, e enquanto houver violência de gênero e desigualdade entre homens e mulheres estaremos em Luta “, afirma Kátia.
AVANÇO – Na manhã deste 8 de março, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou um conjunto de medidas em prol das mulheres da cidade e do campo. A iniciativa mais aguardada era o Projeto de Lei que garante obrigatoriedade de igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.
O pacote divulgado pelo governo inclui 25 ações, entre as quais a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos. As medidaas foram muito bem recebidas pelo sindicalismo, especialmente entre as dirigentes, cuja bandeira principal, este ano, era exatamente a igualdade salarial.
“Celebramos a iniciativa do presidente Lula, mas estaremos nas ruas para garantir novas conquistas e ajudar a construir o novo Brasil”, destaca a dirigente.