Integrantes da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, coordenados pelo presidente da Fessp-Esp e do Sispesp, Lineu Neves Mazano, se reuniram com o deputado estadual, Delegado Olim, na tarde da terça-feira, dia 06, na Assembleia Legislativa de SP (Alesp).
Também participaram da reunião o deputado Carlos Giannazi, Michele Schultz (Fórum das Seis), Michel Iorio (Assojubs), Desirée De Marco (Fessp-Esp e Sindalesp), Addolorata Colariccio (APqC) e Rosaura Almeida (APASE), além de assessores, jornalistas, estudantes da Unesp de Presidente Prudente e dirigentes de entidades do Fórum das Seis.
O Deputado Olim abriu a reunião num clima descontraído e passou a palavra para o Deputado Giannazi que agradeceu por estar nos recebendo e prontamente.
Saudando a receptividade, Lineu Mazano explicou que “as entidades da Frente Paulista gostariam de estabelecer diálogo sobre a peça orçamentária, de forma que ele considerasse pontos relevantes para o funcionalismo em seu relatório, em especial, a questão salarial e a devolução do dinheiro dos aposentados e pensionistas.
Michele falou sobre a necessidade de defender e valorizar os serviços públicos e apresentou o quadro de defasagem salarial dos servidores do judiciário, da ordem de 40%, e questionou o orçamento destinado ao IAMSPE.
Addolorata expôs a desoladora situação dos institutos de pesquisa que, além da defasagem salarial, não têm tido reposição do quadro de pesquisadores. Fez a proposta de que o relator apresentasse uma emenda. Deputado Olim pediu que apresentassem uma proposta.
Rosaura apresentou a demanda por recomposição salarial do magistério, cujos salários estão defasados em 60%, e defendeu o ingresso e progressão por via dos concursos públicos. Defendeu que haja uma mesa permanente de negociação.
Desirée reafirmou a necessidade de defesa dos serviços públicos e perguntou sobre a tramitação da PLOA na Comissão e na Alesp.
O Deputado Olim disse que teve uma conversa com o futuro governador, mas que não sabe o que virá de proposta da Equipe de Transição. Só depois de se reunir com a equipe de transição poderá analisar as prioridades.
Resolução – Como resultado da reunião, ficou acordado que a Frente deverá um levantamento das emendas prioritárias, a fim de sistematizá-las e entrega-las ao relator, o delegado Olim. A previsão é que a discussão seja realizada na próxima segunda-feira, para na terça, enviar o texto ao deputado.