Kátia Rodrigues, diretoria de Assuntos da Mulher do Sispesp, da Fessp-Esp, da CPSB e da Nova Central presidiu a mesa que abordou “Racismo igualdade, impactos e perspectivas no mercado de trabalho”, com palestra da dra. Eunice Prudente.
Nossa diretora, que tem uma atuação intensa no movimento sindical e feminino, é Conselheira do CEFC, integra a Comissão de Direitos do Trabalho, Comissão de Políticas das Mulheres nos Espaços de Poder, e colaboradora da Comissão de Mulheres Negras Elisa Gabriel do Conselho.
A dirigente narrou um trecho da sua história de vida, para exemplificar a importância da igualdade de oportunidades. “Sou servidora e ingressei no serviço público por conta da igualdade de oportunidades, filha de uma mulher negra e um pai branco, na adolescencia passei pelo racismo (enrustido) e por insistência de minha mãe, que era servidora, resolvi fazer concurso, pois no setor público, se você estuda e passa na prova, você consegue entrar independente de ser negro ou branco.Esse era o sonho da minha mãe, consequentemente fui convidada para o movimento sindical e aceitei para combater as injustiças, e me orgulho aonde cheguei, mas ainda há muito a se fazer, pois o racismo, e o preconceito existe dentro e fora do setor público, e temos a obrigação de combatê -los, também me orgulho em ter contribuído na construção da cartilha sobre assédio sexual, pela necessidade e para orientação a tantas mulheres, pois somos agentes multiplicadoras” contou Kátia.
Além da palestra sobre racismo, o evento debateu, assédio, meio ambiente e saúde, e também lançou a Cartilha “Assédio Sexual – Defenda-se!”.