O Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) através da Comissão da Mulher Negra Elisa Gabriel, fará no dia 26/08, das 14h às 17h, a entrega do Troféu Eliza Gabriel, no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
O prêmio vai agraciar mulheres negras e entidades que se destacam com trabalhos que preservam, enaltecem, valorizam e contribuem para o desenvolvimento dos povos afro-brasileiros, africanos, latinos e caribenhos, em especial os voltados às mulheres negras.
Eliza Gabriel da Costa, que dá nome ao troféu, foi conselheira do CECF, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) e presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (COMICIN), os dois últimos de Limeira (SP).
Também fazia parte da Rede Elza Tank de atendimento para mulheres que sofreram violência doméstica. Atuou por 30 anos como professora da rede municipal de ensino, contribuindo com a educação e formação de crianças, e coordenou a área técnica da Educação, quando instituiu o Departamento de Estudo da História Africana na rede municipal, além de ter auxiliado na formação de professores.
Faleceu aos 71 anos, em 29/11/2020. Foi ativista do movimento negro, atuando principalmente em prol da mulher negra. Idealizadora e presidente do “Instituto Odoya”, ministrava, de forma voluntária, aulas de português aos imigrantes haitianos que chegavam na cidade de Limeira. Também atuava no fortalecimento dos movimentos militantes em sua cidade, auxiliando nas tratativas e ações necessárias com o objetivo de atingir a igualdade racial.
"É uma honra fazer parte do Conselho, representando a sociedade civil, e em especial, a esta comissão. Esse evento, que é anual, agracia pessoas e entidades que realmente fazem a diferença para a sociedade, e em especial as mulheres negras", afirma Kátia Rodrigues, Conselheira do CECF e presidente do Sispesp, uma das entidades apoiadoras do evento.