Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

Audiência lança Proposta para o Sistema Único de Assistência Social (Suas)

  • IMPRENSA
  • /
  • JUL 2022
  • /
  • Noticias 46

 

 
 
Lineu Mazano, presidente do Sispesp participou, na última quinta-feira, 21, do Seminário Proposta para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado de São Paulo, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP.
 
A atividade foi conduzida pelo deputado estadual Emídio de Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, e contou com a participação de parlamentares, líderes sindicais, gestores, trabalhadores, usuários, pesquisadores e militantes da política de assistência social.
 
O debate foi aberto pela ex-deputada estadual Telma de Souza, primeira a instituir a Frente Parlamentar em Defesa do Suas na Alesp, já em 2013, defendendo "tem que ser uma política pública permanente voltada para aqueles que mais necessitam de assistência social e não de forma eleitoreira, como tem sido feito".
 
O Seminário teve o objetivo de debater e lançar o documento de “Propostas para a institucionalização do Suas e a garantia de proteção social no estado”, produzido pelo Coletivo Livre formado por representantes do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas de São Paulo (FETSuas-SP), gestores municipais, pesquisadores do Nepsas da PUC/SP e da ATDSESP (Associação de Trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo). 
 
O evento contou com a participação de Aldaíza Sposati, da PUC SP, Márcia Barral, gestora de Diadema, Aurora Rodriguez, do FETSuas e Naiara Teixeira, diretora geral da ATDSESP e sindicalizada no Sispesp, e também serviu para denunciar o apagamento do Suas pelos governos do Estado de São Paulo.
 
Durante as intervenções foram denunciadas ações e omissões dos sucessivos governos estaduais, especialmente pela não aprovação da inclusão da política de assistência social na Constituição Estadual, já proposta desde 2014, e também marcado pelas ações com foco em programas pontuais, pela falta de coordenação e investimento em serviços de média e alta complexidade para os municípios de pequeno porte, que são a maioria no estado paulista, pela manutenção do Fundo Social de Solidariedade reforçando o primeiro damismo e pelos baixíssimos salários das carreiras técnicas, desvalorização e falta de recursos humanos praticados pela Secretaria estadual. 
 
Naiara Teixeira, diretora geral da ATDSESP, expôs as condições de trabalhadores dos servidores da Secretaria estadual (Seds): “Hoje estamos responsáveis por entregar os cartões do programa Bolsa do Povo, porque a Seds não contratou pessoal pra fazer isso. Para isso fizemos graduação, pós-graduação e doutorado. Para operar programas. É assim que o governo do estado entende o papel dos servidores estaduais”.
 
O documento com "Propostas para o Suas no estado de São Paulo" foi entregue ao deputado estadual Emídio de Souza, que manifestou seu apoio e defesa dessa política pública. O arquivo será disponibilizado a todos na defesa do Suas no estado. "É uma importante ação na tentativa de que sejam retomadas as aprovações de legislação para instituir o Suas no estado de São Paulo", defende Lineu Mazano, presidente do Sispesp.

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h
Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 3112-8455

Fliado a:

imgnovacentralPP imgFederacaoPP

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App