Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

(11) 3106-5098 / 3112-8455
R. Silveira Martins, 53 - Sé
Seg - Sex 09:00 às 17:00

Diretora participa de oficina da ISP sobre enfrentamento à violência de gênero e racial no trabalho

  • IMPRENSA
  • /
  • ABR 2022
  • /
  • 64

 
 
A diretora de Assuntos da Mulher do Sispesp, Kátia Rodrigues, participou da Reunião do Comitê de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP) Brasil, realizada terça e quarta-feira (26 e 27), em São Paulo. Tanto a Fessp-Esp como a CSPB são filiadas a este importante sindicato global.
 
A atividade promoveu a oficina “Enfrentamento à violência de gênero e racial no trabalho”, com a exibição de vídeos e debates sobre temas fundamentais como a luta por direitos, sensibilização sobre questões raciais e a ratificação da Convenção 190 da organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da eliminação da violência e assédio no mundo do trabalho.
 
Na abertura do evento, Denise Mota Dau, secretária Sub-Regional da ISP Brasil, destacou a importância e abrangência da entidade: “A ISP está presente em 154 países, com 700 entidades de servidores públicos e do setor privado com natureza pública, filiadas pelo mundo, sendo um sindicato global, é paritária em sua direção, desde 2009, e que tem algumas bandeiras de luta importantes como o combate ao racismo, a xenofobia, a equidade salarial entre homens e mulheres, o machismo e a lgbtfobia, entre outros temas”.
 
Para nossa diretora Kátia Rodrigues, é fundamental ao conjunto da sociedade, ampliar esse debate, bem como definir ações afim de combater esse cenário de violência, discriminação e desigualdade. “Estou no Comitê de Mulheres da ISP Brasil desde 2015, representando a secretaria de mulheres da FESSP-ESP e desde 2017 a CSPB e NCST-SP. Desde então estamos presentes em todas as atividades promovidas, nacional e internacionalmente, presenciais e virtuais, e este tema sobre violência nos locais de trabalho, racismo e masculinidade tóxica não vem de hoje, precisamos incentivar nossos sindicatos, e entidades a debater e combater este mal. Precisamos pautar a importância de haver mais mulheres em cargos de liderança e decisão, empoderá-las com seminários, oficinas e principalmente formação sindical”, afirmou Kátia.
 
No segundo dia, foram formados grupos para a construção de propostas e de ações para enfrentamento à violência de gênero e racial no trabalho. As participantes também abordaram a relevância da ratificação da Convenção 190 no Brasil. 
 
Algumas das propostas apresentadas foram: a elaboração de um Guia Sindical com uma linguagem simples e objetiva impresso e digital para que seja divulgado à sociedade pelas redes sociais, e-mail e por meio de panfletagem; preparação de uma cartilha completa para o Movimento Sindical, Centrais, Federações e Sindicatos explicando a importância da ratificação da Convenção 190 no Brasil e o que ela representa; realização de debates internos e oficinas nas entidades sindicais agindo como agentes multiplicadores; levar a pauta para debate e conhecimento dentro das escolas e universidades.
 
“Além de tudo que já foi mencionado, acredito na importância de levarmos esse debate para as Casas Legislativas e Câmara Municipais, debater o tema com as deputadas e vereadoras que se sensibilizem com a importância da questão, e nos ajudar a fazer pressão junto ao Congresso Nacional pela ratificação da 190, bem como disso nos Conselhos Municipais e Estaduais”, propôs Kátia.
 
Nossa diretora completa: “Como faço parte do Conselho Estadual pela Condição Feminina e temos comissões representativas, levarei o tema para a comissão de Políticas, Raça e Combate à Violência Contra a Mulher para que seja iniciado esse trabalho político e social”.

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h

Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé
Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098
(11) 3112-8455

Fliado a:

SISPESP SISPESP

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!


Redes Sociais

Siga-nos se você quiser se manter atualizado sobre o que está acontecendo !!!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO