Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

NCST-SP fecha Março Mulher com palestras e sorteio de brindes

  • IMPRENSA
  • /
  • ABR 2023
  • /
  • Noticias 225

 

A Nova Central São Paulo realizou, no dia 28 de março, evento em celebração do Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Empoderamento Feminino – Por mais mulheres na política e nos espaços fe poder”, atividade organizada pela secretaria de Mulheres e Juventude da Central aconteceu após dois anos de interrupção devido a pandemia da Covid 19.

Kátia Rodrigues, diretora da Pasta, coordenou o evento que reuniu mais de 27 entidades representativas do movimento sindical, de entidades filiadas e convidadas, contou com palestras das deputadas estaduais do Psol, Simone Nascimento, da bancada feminista; e Najara Costa, da bancada das pretas; além da vice-presidente da Força Sindical, Cristina Helena Gomes, e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapira (SP).

Todas as falas denunciaram as dificuldades impostas às mulheres no ambiente de trabalho e no movimento sindical. De acordo com as palestrantes as trabalhadoras convivem com um cenário de desigualdade e machismo.

Simone lembrou que a luta das mulheres está associada à luta dos trabalhadores. “Por isso, a atuação no movimento sindical é tão importante”, reforça a deputada.

Já a deputada Najara Costa falou sobre as mulheres na política e lamentou a baixa representatividade feminina. Para ela, é preciso que as mulheres exijam espaço nas instâncias de poder e de tomada de decisões, apesar das dificuldades relatadas.

 

Em sua fala, Cristina Gomes traçou um panorama do sistema do patriarcado e a situação de desigualdade impostas às mulheres há décadas. A dirigente também ressaltou o simbolismo do 8 de Março, e as vidas sacrificadas para que as mulheres pudessem avançar e conquistar direitos.

Além de serem recepcionadas com um farto café da manhã, ao final as mulheres foram contempladas com sorteio de brindes relacionadas a beleza e bem-estar, entre eles, secadores de cabelo, escovas secadoras, kits de banho e de hidratação.

“Foi um momento muito feliz e gratificante. Foram palestras enriquecedoras, com muito conteúdo e muito aprendizado. Nos relatos constatamos que todas enfrentamos as mesmas dificuldades. Foi gratificante contar com a participação de homens, porque essa luta não é só das mulheres. Os homens precisam ter esta consciência e compartilhar das nossas dificuldades para mudarmos essa situação”, afirma Kátia Rodrigues.

“Agradeço às entidades que colaboraram para este evento e, em especial, ao presidente estadual da Nova Central, Luizinho, pelo apoio à causa das mulheres; e ao presidente do Sispesp e da Fessp-Esp, Lineu Mazano. Vocês são muito importantes nessa luta”, ela ressalta.

Segundo Kátia, um novo evento já está sendo programado. “A participação feminina na política e no movimento sindical precisa ser ampliada. E o debate sobre as a desigualdade e dificuldade enfrentadas pelas mulheres deve ser feito sempre e em todas as instâncias”, finaliza a diretora.

 

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Ultimas Notícias

Notícias Notícias Notícias Notícias Notícias
Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h
Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 3112-8455

Fliado a:

imgFederacaoPP     imgForcaSindical

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App