Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

Diretora do Sispesp é homenageada no Mês da Mulher

  • IMPRENSA
  • /
  • MAR 2022
  • /
  • Noticias 245

 

Neste mês de Março, Mês das Mulheres, a Sindicatos Online presta justa homenagem às mulheres de atuação destacada no movimento sindical, seja como dirigente ou colaboradora. Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher do Sispesp, foi uma das escolhidas para integrar a campanha “Mulheres de Luta - Uma Jornada pela Igualdade”. 

Servidora pública da saúde no Hospital das Clínica de SP (HCFMUSP), na área de administração do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) desde 1998, Kátia Cristina Rodrigues Silva - ou apenas Katita - nasceu em 1975, e desde o seu ingresso no serviço público se preocupa com as questões dos servidores.

Em 1999 foi convidada a participar do grêmio do Instituto da Criança, onde começou sua trajetória junto aos trabalhadores. “Entrei no serviço público a pedido de minha mãe. Minha família é tradicionalmente de servidores públicos, mas nunca imaginei que minha história se voltaria para a luta pelas trabalhadoras e trabalhadores. Logo fui convidada a participar da diretoria do Sindicato, e foi ali que minha caminhada começou", revela. 

No ano de 2015 foi eleita Diretora de Assuntos da Mulher da Fesp-Esp - Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos no Estado de São Paulo. “Foi uma grande mudança sair do sindicato e estar diretamente em uma federação Estadual”, lembra. Desde de seu ingresso, Kátia conta que muitas lutas em prol das mulheres foram travadas, e muitos encontros em vários Estados defendendo a causa das mulheres. 

Em 2017, ela alcançou duas grandes conquistas: foi eleita Diretora de Assuntos da Mulher e Gênero (CSPB) no congresso da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, e Diretora da Mulher e Juventude da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST-SP). Já em 2018, foi eleita Diretora de Mulheres no Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de SP (SISPESP), entidade com uma base com mais de 150 mil servidores.

Com estas novas portas abertas, Kátia teve a oportunidade de fazer viagens internacionais (Genebra, Argentina, Costa Rica, Chile) com ricas trocas de experiências, aprendendo e mostrando o trabalho e a luta das mulheres no Brasil. “Em 2019, em Congresso realizado na Argentina, fui eleita Membro do Comitê Executivo do Comitê Executivo Regional Interamericano (IAMREC) da Internacional de Serviços Públicos (ISP), que tem uma representação de mais de 180 países”, esclarece.

Participativa em grandes Marchas como: Marcha Mundial do 8 de Março; Marcha das Margaridas; Outubro Rosa; Marcha das Mulheres Negras; Os 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, entre outras, Kátia Rodrigues viúva, mãe de três filhos, concilia suas atividades sindicais e políticas com as tarefas de casa, como mãe, sem qualquer prejuízo aos seus. "Quando possível, sempre levo minha filha mais velha nas manifestações de rua, na Casa legislativa (ALESP) e ela acompanha meu trabalho e sente muito orgulho em fazer parte da luta das mulheres."

No ano de 2018 foi eleita conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) do Estado de SP e recebeu a honraria com a medalha Ruth Cardoso, oferecida às mulheres que lutam pelas causas femininas. "Neste conselho, aprendo a cada dia o quão importante é a luta por políticas públicas para mulheres e meninas, e este é o nosso objetivo neste colegiado". 

Em 2021, Kátia, mulher que luta contra o racismo, a xenofobia e por igualdade de gênero foi eleita Secretária de Gênero e Diversidade na Confederação Latino-americana e do Caribe dos Trabalhadores Estatais (CLATE), representando as mulheres de mais de 19 países da América Latina e Caribe. 

“Meu compromisso não é somente com as mulheres servidoras públicas, meu compromisso, e minha luta é por todas que sofrem de abuso moral e sexual, que sofrem pelo racismo e a LGBTFobia, por todas as formas de violência, discriminação no ambiente de trabalho e preconceito, e enquanto houver injustiças contra nós mulheres, estarei levantando a bandeira, pelo empoderamento feminino, por mais mulheres na política e nas entidade sindicais, pois é nisto que acredito e continuarei lutando por uma sociedade mais  justa e igualitária" - Kátia Cristina Rodrigues Silva.

 

Assista ao vídeo abaixo: 

 

Fonte: Sindicatos Online - Arte: Júlia Paes

 

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h
Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 3112-8455

Fliado a:

imgFederacaoPP     imgForcaSindical

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App